quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A pretensão dos bichos


A louca que buzina atrás de mim às 7 horas da manhã
Inaugura seu dia com um cigarro aceso na boca
Sentada em sua escrivaninha abarrotada de papéis
Ante aos gráficos multicoloridos na tela do laptop

É justo dar-lhe passagem sem demora
Ela não vive, simplesmente se desloca
Para prosseguir com os desmandos do seu ofício
Que a fizeram, pouco a pouco, uma mulher difícil

Ela me ultrapassa e me encara, atitude pequena
Mas não me sinto nem intimidado nem agredido
Aquela mulher, no fundo, tentou flertar comigo
Doida para ter um homem aos seus pés de bota

Em minha frente, olho seus olhos no retrovisor
E dou uma boa buzinada para sentir seu furor
Ela gesticula e brada, não admite a provocação
Me dá um dedo e segue pela contra-mão

Quilômetros depois encontro com a Doutora
Cultiva um cigarro e passa uma sombra rosa
Pisco, digo que parece uma princesa turca
Ela levanta o vidro, outra indelicadeza sua

No semáforo seguinte peço seu número de telefone
Ela me encara, pergunta qual o meu nome
“João”, articulo de modo bastante altivo
Responde-me: nunca gostei de bobos ou meninos

“Sempre preferi mulheres maduras e mandonas,
Cheias de problemas, estilo Julieta e Cabíria”
Ela ri, manda-me parar de falar idiotices, respondo:
Não deixe de conhecer quem te fará menos triste

Estranhamente, não entende como um insulto
Olha-me frivolamente, joga um cartão com seu número
“Ligarei depois das 18, nos encontraremos na Barra”
“Pode deixar, verá que encontrou a pessoa errada”

À noite, depois do encontro, ambos estavam surpresos
Não imaginávamos uma conversa tão prazerosa
Deixei que ela pagasse a conta desde que no outro dia
Desse-me a oportunidade de levá-la ao cinema

Assistimos “Noites de Cabíria”, ela ficou maravilhada
Pediu-me outro filme, prometi “Julieta dos Espíritos”
E ao descermos as escadas, nos beijos de leve
Como quem teme ser abruptamente surpreendido

Tivemos um romance desses que começam no trânsito
Depois de uma boa pirraça, depois de alguns percalços
E que findou após assistirmos a todos os filmes de Fellini
Namoramos como que numa película, enquanto durou a fantasia

Um comentário:

Thadeu disse...

rpz...nem sei mais o que é real...mas, fico honrado de ter conhecido poetas como vc e Kt...
Axé parça
muita inspiração...
JAH BLESS