segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Metonímia do devaneio


Aprendi num sonho, por isso acabei esquecendo.
Não experimentei acordado o que me foi passado
E amplamente exercitado enquanto dormia.

Veja só, não me lembro do que falo.
Só sei que vivi algo no sonho e não mais consigo achá-lo,
Sinto um amor dilacerante mas não vejo o outro sujeito.

Lembro-me de passar a limpo os garranchos
Que anotavam o pensamento que agora silencia.

Lembro-me de me cutucar para não deixar escapar,
Tamanha era a importância do que aprendia.

Recordo-me do fascínio resultante, no entanto,
Me faltam os alicerces de tanto recrudescimento.

Poderia passar horas falando sobre, afinal,
Passo horas sem saber o porquê do que costumo fazer.

Porém,
Me limito a dizer como esqueci o que gostaria de saber,
O que pude conhecer sonhando e acordado acabei perdendo.

2 comentários:

Pablo disse...

Vei, essa poesia esta alto nivel.
Primeiro pela ideia. Conhecer sonhando é um tema altamente relevante, inclusive para pensamentos filosoficos. Depois a gente conversa a respeito.
A descrição, a coisa de notar que esta aprendendo algo importante, o recrudescimento(significa tornarse cru novamente?) do acordar.
Curti toda a poesia, bala!

João disse...

Confira sua dúvidas http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx


Recrudescer (v. int.) = Recrescer, agravar-se, exacerbar-se