quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Poesia na Praça: 15 Anos sem Antonio Short

No próximo dia 07 de outubro (terça-feira) às 18h, acontecerá no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, o evento Poesia na Praça: 15 Anos sem Antonio Short: exposição de livros, jornais, fotografias e um recital de poemas em homenagem ao poeta baiano Antonio Short, falecido em 07 de outubro de 1993.

Poetas, amigos e parentes recitarão poemas produzidos por Short, em três vertentes: lírica amorosa, crítico-existencialista com referências à contracultura, regionalista-sertaneja, com menções à guerra de Canudos. Entre os intérpretes, os poetas Douglas de Almeida, Ametista Nunes, Walter Cezar, Marcos Peralta, Gilberto Teixeira e Zeca Short.

O poeta Antonio Roberto Barreto Short, nascido em 14 de junho de 1947 na cidade de Monte Santo, foi uma das figuras mais importantes do Movimento Poetas na Praça, que durante a década de oitenta do século passado, desenvolveu um importante trabalho de popularização da poesia independente/alternativa, nas praças e ruas de Salvador.

Short publicou diversos livros e folhetos, entre os quais: Itinerário de Rua (1972), Existe acato na canção de cada noite (1980), e Jogos de Jagunços (1982). Uma das figuras mais polêmicas e irreverentes da literatura baiana, recitava poemas de forma performática, influenciado pelas obras de Gregório de Mattos, Zé Limeira e Cuíca de Santo Amaro.

Nenhum comentário: