A Sala Walter da Silveira abriga a estréia do documentário de longa-metragem Buscando a Allende, do cineasta argentino Carlos Pronzato. A exibição no dia 21 de outubro (terça-feira), às 20 horas, no cinema cult dos Barris, será simultânea à data da mostra de um trecho do filme no plenário do Senado Federal, que realiza ato em homenagem ao centenário de Salvador Allende, o presidente do Chile deposto por golpe de militares, também num trágico 11 de setembro, no ano de 1973.
O filme de Pronzato reflete a busca do diretor para revelar se Allende nasceu em Valparaíso ou em Santiago. "A busca se dá não apenas para tentar descobrir a sua cidade natal, mas principalmente abordar as dificuldades de Allende para levar adiante o seu projeto político de transformação social e das causas da trágica queda da via chilena ao socialismo", diz o documentarista, também poeta, diretor e ator de teatro.
Na trilha de desvendar a verdadeira cidade de nascimento de Allende, o cineasta colhe depoimentos de jornalistas, ex-ministros, funcionários e amigos íntimos do presidente. Entre os entrevistados figuram Carmen Lazo, dirigente histórica do Partido Socialista; Víctor Pey, refugiado espanhol desde 1939 e íntimo amigo de Salvador Allende; Jacques Chonchol, ex-Ministro de Agricultura durante a Reforma Agrária; Juan Carlos Concha, ex-Ministro da Saúde , responsável pela mais popular das famosas 40 medidas do governo, a da entrega diária do meio litro de leite para todas as crianças chilenas; Mireya Baltra, ex-ministra do Trabalho, entre outros.
Buscando a Allende foi realizado no final de 2007 e início deste ano, e resultou numa obra de 70 minutos que passa na tela da Walter da Silveira em exibição com legendas em português, depois de ter sido vista em sessão da última versão da Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
Pronzato reúne já mais de três dezenas de realizações do gênero documental que abordam os movimentos sociais, operários e populares, no cenário latino-americano, além de focalizar seus líderes máximos. De Che Guevara ao panelaço argentino, dos conflitos envolvendo o gás boliviano às ações do MST no Brasil, e de experiências de gestão operária em fábrica têxtil na Argentina à revolta de estudantes em Salvador para barrar o aumento de passagens de ônibus, tudo entra no campo de interesse da pesquisa e do registro audiovisual deste peregrino e sua câmara itinerante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário